CPA



1 - O que é a CPA ?

A CPA, Comissão Própria de Avaliação Institucional, é uma das formas de avaliação propostas pelo MEC (Ministério da Educação) às Instituições de Ensino Superior para avaliar o ensino, a fim de trazer melhorias e avanços para a Educação Superior no Brasil.
Para cumprir tal norma, a Faculdade de Administração de Mariana, em conjunto com a sua entidade mantenedora, elabora um instrumento de avaliação capaz de avaliar e direcionar as suas atividades acadêmicas e cumprir sua missão.
Assim, é elaborado um plano de avaliação institucional que prevê a avaliação de todos os docentes e discentes da instituição, a fim de propor melhorias nas instalações, na formação e capacitação de funcionários, docentes, bem como de aperfeiçoamento do ensino, a fim de oferecer um ensino de qualidade aos discentes.

2 - Objetivos

Conhecer a realidade do ensino através da visão da comunidade acadêmica envolvida diretamente no processo (professores e alunos), traçar diretrizes para orientar novas ações, corrigir e redirecionar ações já implementadas, socializar experiências bem-sucedidas.

3 - Estratégias

A avaliação institucional é realizada sempre no primeiro semestre, dentro de um processo que tem a sua conclusão após a implementação de ações corretivas no semestre seguinte. 

Aplica-se questionários simultaneamente a professores e alunos, informando-lhes todo o procedimento da avaliação.

4 - Tratamento e Análise dos Dados

Os dados coletados são tratados estatisticamente e agrupados por professor e turma, pela equipe de avaliação institucional.
A seguir são distribuídos ao Diretor do Curso, que estabelece as estratégias de correção através do estabelecimento de um programa de melhoria do desempenho docente.

5 - Divulgação dos resultados

Ao final, cada professor recebe individualmente o resultado de sua avaliação, em envelope fechado. O resultado dos alunos é divulgado de forma geral, às turmas, através de informativo.